quarta-feira, 20 de julho de 2011

Trabalho com projetos

O que significa trabalhar com Projetos?
palavra projeto significa uma “ideia que se forma de executar ou realizar algo no futuro; plano, intento, desígnio”; um “empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema”; “redação ou esboço provisório de um texto”.
Logo o projeto didático torna-se uma forma de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação de ensino aprendizagem.

Denominações de Projetos:
Projetos de trabalho
Metodologia de projetos
Pedagogia de projetos
Alguns autores utilizam a terminologia pedagogia de projetos, projetos de trabalho ou projetos de ação. O importante é que mais do que uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza a construção do conhecimento.

Origem das denominações de Projetos
Jurjo Torres Santomé e Fernando Hernández – pesquisadores espanhóis, utilizam a terminologia de Projetos de trabalho, a partir da década 90, com uma visão de currículo integrado.

Antoni Zabala – pesquisador espanhol, considera que o trabalho através de Projetos envolve uma metodologia, propõe o enfoque globalizador para o processo educativo.

Joset Jolibert – é uma pesquisadora argentina que desenvolve suas pesquisas na França. Já na década de 80 propunha o trabalho através de Projetos.

Dalia Lerner e Ana Maria Kaufman – Pesquisadoras argentinas, apresentam uma visão globalizadora do processo educativo.

Como surgiu a ideia de Projetos ?
A proposta de trabalho através de método de Projetos surgiu no inicio do século XX, com John Dewey e outros representantes da chamada “Pedagogia Ativa” ou “Movimento da Escola Nova”.

Dewey, afirma que a educação deve ser um processo de vida e não uma preparação para a vida futura. Deve oportunizar atividades que para o aluno representem a realidade vivenciada.

Síntese de atuação do professor e aluno no projeto, segundo Schmitt (2001, p.30)
PROFESSOR – Estabelecer os objetivos educativos e de aprendizagem.
ALUNOS – Discutem em grupo as possibilidades do tema.
PROFESSOR – Seleciona os conceitos e procedimentos que prevê serem tratados no projeto.
ALUNOS – Participam do diagnóstico inicial: o que sabemos e o que queremos saber sobre o tema.
PROFESSOR – Contextualiza s possíveis conteúdos a serem trabalhados, em função da interpretação das respostas dos alunos.
ALUNOS – Realizam propostas de sequência e ordenação de conteúdos.
PROFESSOR – Busca fontes de informação para elaboração de um índice.
ALUNOS – Compartilham propostas, buscam um senso organizado.
PROFESSOR – Planeja atividades.
ALUNO – Planejam o trabalho individual ou em pequenos grupos na classe.
PROFESSOR – Apresenta as atividades.
ALUNOS – Realizam o tratamento da informação a partir das atividades.
PROFESSOR – Facilita os meios: de reflexão: recursos : materiais de informação pontual. Papel mediador e facilitador.
ALUNOS – Trabalho individual: ordenação e reflexão sobre a informação.
PROFESSOR – Favorece, coleta e interpreta as contribuições dos alunos. Avaliação.
ALUNOS – Realizam a auto-avaliação.
PROFESSOR – Compara a avaliação com a auto-avaliação.
ALUNO – Tomam conhecimento do próprio processo de aprendizagem em relação ao grupo.

A construção de um Projeto deve considerar alguns aspectos para que haja unidade de propósitos, consistência nas ações, sentido comum nos esforços de cada um e resultados sistematizados.
Embora cada Projeto apresente e exija adaptações, há preocupações básicas que devem ser consideradas na construção de um projeto:
Identificação de um problema;
Levantamento de hipóteses e soluções;
Mapeamento do aporte científico necessário;
Seleção de parceiros;
Definição de um produto;
Documentação e registro;
Método de acompanhamento e avaliação.

Projeto de trabalho baseado em Hernández
Escolha de um tema;
Planejamento do trabalho;
Problematização;
Execução;
Divulgação;
Avaliação.

Escolha de um tema:
É o ponto de partida para a realização de um Projeto. Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum dos alunos, originar-se de um fato da atualidade ou surgir de um problema proposto pela professora, o importante é que ele seja de interesse, necessidade e relevância a todos os que nele estarão trabalhando, o que implica na possibilidade de haver vários temas de Projetos dentro de um mesmo grupo.

Planejamento do Trabalho:
Etapas/objetivos/conteúdos: após a escolha do tema, planeja-se o trabalho definindo objetivos, conteúdos e as etapas em que o mesmo será realizado.

Problematização:
Levantamento de como estudar o tema escolhido – quais as ideias, dúvidas e conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o mesmo.

Execução:
Busca de informação, pesquisa, sistematização e produção: esse é o momento de o grupo desenvolver as questões levantadas na fase da problematização. Nessa fase, é fundamental a atuação do educador no acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de tal forma que suas intervenções levem os educandos a confrontar suas ideias, suas crenças, e conhecimentos com as informações levantadas através das pesquisas realizadas, analisando-as e relacionando-as a novos elementos. A sistematização das informações auxilia educador e educando a responderem às questões iniciais e às novas questões que surgirem no processo da pesquisa sobre o tema, contribuindo na sua produção.

DIVULGAÇÃO:
Viabilizar a divulgação dos resultados dos Projetos de Trabalho tem como objetivo socializar o conhecimento produzido pelo grupo. Pode ser feita através de dossiê e discussões. As pesquisas e os resultados obtidos não devem ser limitadas ao espaço da Instituição, pois a interação com a Comunidade é importante. Nela encontramos condições reais sobre as discussões realizadas. Além disso, através da divulgação dos resultados, dá-se concretude e sentido às produções do grupo, promovendo a auto-estima dos alunos e atribuindo um significado maior às suas produções.

Avaliação:
A avaliação consiste em constatar o envolvimento do aluno com o desenvolvimento do Projeto e os conhecimentos adquiridos com a execução do mesmo em relação aos seus conhecimentos prévios e os objetivos propostos.

Pensando nos Projetos em Artes Visuais:
A palavra Projeto contem intencionalidade, nesse sentido pode ser relacionada com a Arte, uma vez que a Arte é “um tal fazer, que enquanto faz inventa o por fazer e o como fazer”. (Pareyson, 1984).
Os projetos representam propostas interdisciplinares, que são ampliados pelas perspectivas dos vários campos do conhecimento, e nesse sentido a Arte pode ser valiosa.
Transformar as aulas de Arte em atividades globalizadas de ensinar e aprender, com situações de aprendizagem articuladas, continuamente avaliadas e replaneadas, como nas práticas de projetos, pode se tornar uma eficiente atitude pedagógica.
Fernando Hernández (2000, p.183) afirma que: “nessa forma de conceber a educação, os estudantes participam de um processo de pesquisa, que tem sentido para eles e elas (não porque seja fácil ou porque gostem disso), e utilizam diferentes estratégias de pesquisa; podem participar do processo de planejamento da própria aprendizagem, e lhes auxilia a serem flexíveis, reconhecer o outro e compreender seu próprio meio pessoal e cultural.”

Referências Bibliográficas:
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA,Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MARTINS, Mirian Celeste, PICOSQUE, Gisa, GUERRA, M.Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de Arte. São Paulo: FTD, 2009.

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