quarta-feira, 20 de julho de 2011

Situação de ensino-aprendizagem

Idéias para uma situação de ensino-aprendizagem:

Será apresentada uma situação de ensino-aprendizagem onde tenha um significado nas vidas dos alunos, assim como a valorização das experiências vividas por eles.
O que é grafite? O grafite recria a realidade e a transforma em verdades, o grafiteiro molda a vida segundo suas convicções, suas idéias, sua vivência. O grafite ainda é confundido com pichação, mas é um movimento organizado nas artes plásticas.
Alex Vallauri (1949-1987), nascido no continente africano e sua nacionalidade italiana. Alex é grafiteiro, artista gráfico, pintor, desenhista, cenógrafo e gravador. No Brasil treinou a técnica da gravura retratando as pessoas no Porto de Santos e deu continuidade aos grafites em espaços públicos nos muros de São Paulo.
Alex usou outros suportes além dos muros urbanos, estampou camisetas, bottons e adesivos, para ele o grafite é a forma de comunicação que mais se aproxima de seu ideário de arte para todos. As grandes características do trabalho de Alex Vollauri é o interesse em resgatar o passado, o apropriar-se das imagens, a recontextualização dos significados e as intervenções no cenário urbano.
Perua Grafiada do N. Y. Samba BAnd-El trio dos Panteras- 1982


A rainha do frango assado- 1983



El trio dos panteras- 1982

Atividades:

- Identificar nas obras elementos característicos da produção de Alex Vallauri .
- Realizar a leitura das imagens.
- Debater o que o grafite representa, se o consideram vandalismo.
- A turma irá fazer um passeio pelo bairro observando as cenas do cotidiano das pessoas que ali moram e após irão reproduzir imagens que representam a cena escolhida, utilizando diversos materiais, depois de concluída as reproduções será apresentada numa exposição para a comunidade escolar.




Referências Bibliográficas:
http:///www.itaucultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário