sexta-feira, 31 de julho de 2009

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL
É levar o aluno a um conhecimento e pensamento critico seria importante levar em consideração o que o aluno traz em sua ¨bagagem¨, pois o aluno não chega na escola sem saber nada. Isso proporcionaria uma outra definição de escola, pois seria um lugar de construção e interação entre professor e aluno, onde o ensino fosse intencional focando a aprendizagem, levando em conta a realidade do aluno para que se possa fazer a troca, a construção do conhecimento, o pensamento critico e o pensamento reflexivo tanto do professor quanto do aluno, para que seja fortalecido um vínculo e uma confiança. Desta forma o professor poderá acompanhar e avaliar o processo de ensino, garantindo uma unidade entre ensino e aprendizagem bem como professor e aluno, a teoria e a prática, a escola e sociedade, proporcionando ao aluno a verdadeira construção do conhecimento que terá sentido. Isto me faz reportar as idéias dos autores abaixo, os quais tenho buscado conhecimento, afim de também aprimorar a minha prática em sala de aula.
*Para Antônio Nóvoa o professor deve ser reflexivo-pesquisador, pois no momento que o professor reflete sobre a sua pratica docente ele ira ter uma noção de como anda a aprendizagem de seus alunos.
*Para John Dewey a educação é ¨uma constante reconstrução da experiência ¨, onde o professor deve valorizar o conhecimento dos seus alunos, assim os mesmos se tornam preparados e dão mais sentido na aprendizagem ficando habilitado a responder os desafios da sociedade.
*Paulo Freire defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a ¨ler o mundo¨ para poder transformá-lo, a idéia de que o professor torne a sua aula interessante, despertando curiosidade e tirar proveito da experiência dos alunos, assim transformando o discente num sujeito reflexivo e critico perante a sociedade podendo assim transformá-la.
* Para Piaget ¨conhecer um objeto é agir sobre e transformá-lo, aprendendo os mecanismos dessa transformação vinculadas com as ações transformadoras, assimilar o real às estruturas elaboradas pela inteligência enquanto prolongamento direto da ação¨e esta aprendizagem pode ser reflexiva ou empírica.
*Para Tânia Marques o professor é pesquisador, assim a pesquisa permite o professor a aprender e ter condições de ajudar o seu aluno a aprender.

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